terça-feira, 7 de dezembro de 2010

De que você precisa para viver?

Logo quando iniciamos nosso primeiro contato com a escola, com a educação em geral somos logo bombardeados por perguntas que não fazem o menor sentido. Uma delas, a clássica: "O que você quer ser quando crescer?". "Puta que pariu, eu não sei" eu diria hoje, se soubesse o pouco que sei sobre a vida naquela época. Socialmente já nascemos pressionados a ter uma perspectiva de futuro "ser alguém na vida"... Mas não paramos nem por um instante para saber se queremos ser realmente "alguém" e que "alguém" é este que ninguém sabe bem quem é? Por que afinal tanto nos é cobrado sobre um posicionamento do futuro? Talvez seja porque nossa sociedade é formada de vencedores e perdedores e ninguém quer ficar fora da festa do consumo. Mas no fim das contas, o que ou de que precisamos para viver? Sei que conforto é bom, muito bom... Mas a vida se resume a alcançar um padrão de conforto e luxo? 
Acredito que a sociedade caminha para uma vida cada vez mais vazia e sem sentido à medida que os meios de transporte e comunicação se tornam cada vez mais velozes nosso ritmo se acelera para acompanhar e paramos de desfrutar o caminho, o trajeto, cegamente focados no futuro e nos objetivos. Não estou falando para ninguém viver sem objetivos, o que estou falando é que nada impede de você apreciar (e muito bem) sua caminhada até eles. Não se bebe na segunda-feira, pois não é dia de beber... Quem disse? Quem disse que temos que riscar a segunda, a terça e viver constantemente aguardando o próximo fim de semana? Por que não podemos ter prazeres agora?
Se pensarmos bem, nossa vida se torna um tédio. Tem ser humano que toma banho da mesma forma todos os dias, faz as coisas metodicamente da mesma forma. Paremos de viver no automatismo! Paremos de buscar atalhos e deixar de apreciar a paisagem... Precisamos de muito pouco da vida, não deixem que o mercado te imponha necessidades que não existem. Aproveite o trajeto e não apenas sonhe com o destino. Beba uma cerveja depois do serviço na segunda-feira... Num é o dia mais foda? Então, alivie este peso que o dia tem... Alivie a vida e não a leve muito a sério você precisa de muito menos do que você tem. Não era para parecer conselhos de como se viver bem, mas nada sai exatamente como se planeja... As coisas são assim!

Um comentário:

  1. Se não tirarmos ou tentarmos tirar prazeres da rotina, realmente viver fica bem difícil, bem pesado. Sabermos admirar o que a vida nos apresenta nas surpresas e nas variações, ao invés de reclamarmos que alguma coisa não saiu como planejávamos é realmente uma arte.
    "Viver e não ter a vergonha de ser feliz!"

    ResponderExcluir